AVISO

Os textos deste blog podem conter trechos considerados SPOILERS.



ENVIE SUAS RESENHAS DE FILMES E LIVROS DE TERROR, COM IMAGENS, PARA SEREM PUBLICADAS NO IMPERIO DO MEDO.

www.voxmundi80@yahoo.com.br

Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO

<b>Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO</b>
Clique na capa, acima, e adquira já o seu!

domingo, 15 de junho de 2008

SERES RASTEJANTES



Desde Alien (lançado no Brasil como ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO) os produtores norte-americanos tentam dar "uma cara nova" aos monstros que ficaram tão comuns no cinema dos anos 50. Criaturas monstruosas vindo de planetas distantes para atazanar a vida de pobres terráqueos inocentes eram quase que a tônica dos filmes comerciais do grande cinema hollywoodiano nos tempos de McArthur. Aí surgiram grandes mitos cinematográficos como William Castle e, após, Ed Wood. O mundo assistia estarrexcido os espetáculos visuais de filmes como O MONSTRO DO ÁRTICO e GUERRA DOS MUNDOS. depois, xcom o passar do tempo, estes seres foram deixados meio que de lado, para dar, de xcerta forma, espaço para as tramas diabólicas que tomaram conta das telonas com o sucesso de filmes como "O Exorcista" e, antes, com os apelos erotizados dos filmes de vampiro da produtora inglesa Hammer.

Em 1979, porém, Ridley Scott deu ao mundo uma renovação no gênero "filme de aberrações de outros mundos". Aliens foi um marco no estilo de produções que misturavam terror com ficção-científica. Logo após uma avalanche de produções ridículas com o mesmo tema varreu os cinemas de todo o mundo o que resultou no descrédito e quase extinção do estilo lá por meados dos anos 80.





Felizmente estamos vivendo um período de renovação de alguns aspectos positivos do cinema fantástico. Filmes como "A Experiência", "Olhos Famintos" e o engraçadinho "Homens de Preto" (na falta de lembrança de outro título neste momento!) contribuiram para resgatar o interesse dos produtores e do público pelos filmes de montros.

Até que surgiu este SERES RASTEJANTES. Vamos ver o que o povo dos outros endereços têm a dizer sobre ele (hehehehehe!):





SERES RASTEJANTES


por Bruno C. Martino



JACK MacREADY: Eles são tipo, Marcianos? BILL PARDY: Marcianos são de Marte! JACK MacREADY: "Marcianos” é um termo genérico pra aliens, otário!

Ah, os anos 80! Que época maravilhosa para o cinema de horror não é mesmo? Tivemos “Um Lobisomem Americano em Londres”, “Re-Animator”, “O Enigma do Outro Mundo” e milhares de filmes divertidos, que fizeram a década de 90 parecer chata e sem graça (e de fato foi um pouco). Grande parte da geração de diretores dos anos 80 atualizava filmes que gostavam de ver lá na infância, mas o que acontece quando um diretor da nova geração atualiza os filmes da sua juventude, ou seja dos anos 80? Bem isso aconteceu e o resultado é “Seres Rastejantes”, um divertido filme com ares de anos 80 que chegou recentemente às locadoras.“Seres Rastejantes” já estava sendo bastante comentado nas comunidades de filmes de terror do Orkut, sendo mais conhecido por seu título original: Slither (algo como Rastejante). Alguns meses depois teve um lançamento modesto e quase imperceptível nos cinemas nacionais (na minha cidade, que não é interior, ficou acho que só uma semana em cartaz e olhe lá...).

O filme começa com um “clichêzão” do gênero. Se eu disser somente a palavra “meteoro” você instintivamente vai dizer o resto da frase sem titubear! Bem, mas falo mesmo assim. Um meteoro cai em uma cidade do interior trazendo um organismo alienígena que irá contaminar os humanos! Se você nunca viu um filme com essa premissa é porque só deve ter visto só uns cinco filmes na sua vida...hehe.A tal cidadezinha em questão é Wheesley que tem tudo que uma cidade do interior tem: paz, tranqüilidade, todos se conhecem, e anualmente há a “Caçada ao Cervo”, o evento mais esperado pelos habitantes. Do lado da lei, está o xerife Bill Pardy (Nathan Fillion) que se acha o tal e nutre uma paixão encubada por Starla (Elizabeth Banks, a Betty Brant de Homem-Aranha) que é casada com o ricaço ciumento Grant (o ótimo Michael Rooker, de “Henry, Retrato de um Assassino”), que nunca a deixa sozinha pois acha que todos os homens da cidade estão de olho nela.
Tudo sai dos eixos quando Grant, certa noite andando no bosque se depara com o tal meteorito e nele, uma espécie de placenta (que me lembrou as máquinas de escrever “vaginais” de ‘Mistérios e Paixões’ (Naked Lunch) de David Cronenberg) . Ele cutuca a tal placenta gosmenta e pronto, ela dispara uma espécie de dardo que se aloja no peito de Grant! Voilá, temos o primeiro contaminado do filme!Grant aos poucos vai ficando estranho, inclusive com um imenso apetite por carne. No supermercado, ele até compra toda a carne do açougue pra estocar em casa. Numa cena cortada, mas presente nos extras do DVD, Grant ao invés de guardar a carne na geladeira, a guarda em um arquivo suspenso (aqueles de metal, com pastas nomeadas) onde em cada pasta há o nome de cada carne, como salame, alcatra, costeleta... hahahaha.

Mas Grant está cada vez mais estranho e com fome. Um dia, ele resolve visitar Brenda (Brenda James), uma vizinha, e a ataca! Do peito de Grant saem dois tentáculos gosmentos que entram na barriga de Brenda e a parecem inseminar. Pronto, com Brenda como hospedeira de vermes alienígenas, a tal cidadezinha não será mais tão pacata assim e presenciará ataques de lesmas ultra velozes e zumbis que cospem ácido! Uma das cenas mais legais é quando os policiais descobrem em um armazém um personagem totalmente inflado, parecendo uma bola gigante, pois está cheio de lesmas dentro dele!! Não demora e o tal personagem explode, liberando um rio de lesmas aliens que irão possuir os humanos. As lesmas entram pela boca e se alojam no cérebro dos humanos, transformando-os em zumbis!



Outra seqüência divertida é a que se passa na casa da gatinha Kylie (Tania Saulnier, que ao que parece quer destruir sua carreira sendo atriz no próximo filme do Uwe Boll), onde a garota deve fugir das lesmas que praticamente tomaram conta de sua casa e possuíram seus pais! Agora só resta ao xerife Bill, Starla, Kylie e o hilário prefeito Jack McReady (Gregg Henry) lutarem contra os zumbis, as lesmas e arrumar um jeito de destruir Grant que pouco a pouco se torna mais monstruoso e cresce de tamanho, pois “absorve” os humanos.

Seres” me lembrou bastante um semi-clássico dos anos 80 dirigido pelo injustiçado Fred Dekker, chamado “A Noite dos Arrepios” (Night of the Creeps) que tinha praticamente a mesma premissa com direito a zumbis e lesmas alienígenas! Outro que os fãs podem se lembrar é “Slugs”, onde lesmas carnívoras (!!!) atacavam humanos. Mas a semelhança de “Seres Rastejantes” com “A Noite dos Arrepios” é imensa; se os produtores fossem picaretas iriam vender esse filme como um remake do filme de Dekker, mas ainda bem que não tiveram essa idéia. Falando em remakes, os fãs notarão que o diretor e roteirista deste é James Gunn, o mesmo roteirista de “Madrugada dos Mortos”, que aqui dirige seu primeiro longa. Gunn começou carreira na Troma Filmes, empresa famosa por dirigir filmes trash. Lá ele roteirizou “Tromeu & Julieta”, uma versão bizarra de “Romeu e Julieta”. Ele tem tanto orgulho da Troma que inclusive convidou o fundador e criador de Toxic Avenger, Lloyd Kaufman, para uma ponta no filme. O lendário Kaufman pode ser visto como um bêbado sentado em uma cadeira da delegacia. Outro cineasta famoso no gênero horror foi chamado pra fazer uma participação “sonora” no filme. Trata-se de Rob Zombie, que emprestou sua voz ao personagem Dr. Karl, que nunca aparece, e que tem uma breve conversa por telefone com a personagem de Elizabeth Banks.No campo das referências, Gunn vai levar o espectador ao delírio. Alguns personagens, assim como lojas e escolas, têm os mesmos nomes de personagens famosos de outros filmes de terror. Por exemplo, o sobrenome do prefeito é MacReady, o mesmo do personagem de Kurt Russel em “Enigma do Outro Mundo”. E o visual do monstro Grant lembra bastante o monstruoso Dr. Pretorius de “Do Além”. Segue abaixo uma pequena lista de referências:
- O bar da “Caça ao Cervo” se chama Henenlotter´s, homenagem a Frank Henenlotter diretor de “Basket Case”- A Escola se chama Earl Basset, o nome do personagem de Fred Ward em “O Ataque dos Vermes Malditos”- A loja de armas se chama Max Renn, personagem de Videodrome- Há uma menção a vizinhos chamados Castevets, o mesmo sobrenome dos vizinhos de “O Bebê de Rosemary”Sem contar outras mais referências e similaridades que tomariam todo o nosso dia..
No fim, você se dará conta de que viu um filme divertido e descompromissado, que usa e abusa dos exageros dos filmes dos anos 80 e por tabela os dos anos 50 sobre invasões alienígenas. Tem gore a dar com rodo, - cabeças estourando, personagens explodindo e sendo fatiados, são alguns dos itens do menu – é engraçado na medida certa e cheio de nojeiras que farão principalmente o público feminino não acostumado correr de medo. Inclusive quando eu recomendei o filme à Fátima, a atendente da locadora na qual bato ponto religiosamente, ela me disse que não tinha visto ainda pois tinha muitas coisas nojentas! Quanto a isso pode ter certeza! Além do gore, há seres monstruosos nojentos, tentáculos gosmentos, zumbis cuspindo ácido, lesmas entrando na boca das pessoas, e muito mais! E o diretor não se acovarda ao dar um destino cruel às crianças, que como todos sabem sempre escapam da morte em filmes de terror. Outro fato curioso é que James Gunn fez questão de que grande parte dos efeitos fossem reais, só procurou ajuda dos computadores para criar alguns tentáculos e as lesmas alien. Por isso, nada de uso exagerado de CGI estragando a diversão.Portanto, alugue o filme, faça uma panela de pipoca e desfrute desse grande exemplar do cinema fantástico que daqui a uns anos CERTAMENTE se tornará um clássico dos anos 2000, e o pessoal do futuro vai dizer: “Ei, porquê vocês não se deram conta dessa maravilha antes?”.

Obs: Há uma cena surpresa após os créditos finais.










(Slither, Canadá/EUA ,2006).

Duração: 89 Minutos

Direção: James Gunn

Roteiro: James Gunn

Produção: Paul Brooks, Eric Newman
Produção Executiva: Marc Abraham; Thomas A. Bliss; Scott Niemeyer; Norm WaittFotografia: Gregory MiddletonEdição: John Axelrad Direção de Arte: Michael N. Wong, Norman Wong Desenho de Produção: Andrew Neskoromny Figurino: Patricia Hargreaves Música: Tyler Bates Elenco: Nathan Fillion (Bill Purdy), Elizabeth Banks (Starla Grant), Michael Rooker (Grant), Tania Saulnier (Kylie), Brenda James (Brenda Gutierrez), Lloyd Kaufman (Bêbado Triste); Gregg Henry (Jack MacReady); Don Thompson (Wally); Jenna Fischer (Shelby); Jennifer Copping (Margaret); Haig Sutherland (Trevor); Zak Ludwig (Gina Kid)




Nenhum comentário: