AVISO

Os textos deste blog podem conter trechos considerados SPOILERS.



ENVIE SUAS RESENHAS DE FILMES E LIVROS DE TERROR, COM IMAGENS, PARA SEREM PUBLICADAS NO IMPERIO DO MEDO.

www.voxmundi80@yahoo.com.br

Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO

<b>Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO</b>
Clique na capa, acima, e adquira já o seu!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

ALIEN HUNT - CONTATO ALIENÍGENA

Me parece que a geração hippie, que vivia afogada na angustia de ter que lutar pelo estabelecimento de uma liberdade até então apenas sonhada e teorizada em todos os sentidos, tinha mais coragem de fazer acontecer do que esta nossa geração de hoje que tem tudo e não sabe o que fazer com o que tem. Digo isso por que revendo filmes como Alien, o oitavo passageiro e O Enigma do Outro Mundo tenho a impressão de que os diretores, roteiristas e produtores de filmes de terror e sci-fi perderam a ousadia. De outra forma como seria possível que um filme de 1979 contivesse cenas tão impactantes que jamais fossem superadas nem mesmo pela força de nossa revolução tecnológica? O cinema atual tem simplesmente TODAS as possibilidades para fazer O QUE QUISER mas...não faz! Ah, se Ridley Scott, nos anos 70, ao menos sonhasse em ter em suas mãos as possibilidades que hojem existem com o cinema digital. E mesmo assim, seu filme é ainda neste momento o principal, o maior, e o melhor e mais importante filme de alienígenas de todos os tempos (com todo respeito ao ET e ao CONTATOS IMEDIATOS do Spielberg, é claro!).

Ao longo destas últimas décadas alguns trabalhos surgiram e despontaram como provaveis sucessores de Alien porém, TODOS morreram na praia; afogados num mar de roteiros mal elaborados e insalubres e em produções de extremo mal gosto e má-vontade.

Recentemente o filme SINAIS ensaiou um retorno ao antigo sub-gênero terror+suspense+ficção, porém ocorre que a obra de Shyamalan é apenas uma em meio à miríade de outros títulos vergonhosos e, assim, não teve forças para encabeçar uma retomada aos bons dias do tema.

Não creio que citar ARQUIVO X seja pertinente pois estamos falando sobre cinema e não televisão e estamos considerando que a primeira experiência da turma de Chris Carter na telona foi uma atroz decepção.

Este CONTATO ALIENÍGENA chegou em nossas mãos com a promessa de ser um novo Alien. E foi com grande ansiedade que nos recostamos à cadeira do papai para degustá-lo.

Vejam o que dizem dele por aí:

Para uma equipe de pesquisa da Nasa localizada em uma remota parte da Antártica é um dia normal de trabalho até que o satélite capta um misterioso sinal vindo de um estranho objeto que está há vários metros abaixo da camada de gelo. Suspeitando que este objeto não seja da terra, o cientista chefe imediatamente entra em contato com Julian Rome (James Spader), um velho amigo que costumava trabalhar para uma facção do governo americano que busca inteligência extraterrestre. Embarcando no próximo vôo para o pólo sul, este aposentado "caçador de alienígenas" é levado diante do objeto não identificado que está envolto em gelo. Após construir um decodificador, Rome rapidamente decifra o complexo código matemático e descobre que a mensagem é um alerta extraterrestre. Agora é uma assustadora corrida contra o tempo para prevenir a total aniquilação do planeta neste eletrizante thriller de ficção científica.




Bem, tenho que dizer que, apesar de estar um pouco acima da média, Alien Hunt está anos luz de Alien - mesmo em se tratando de qualquer um da franquia!

Ocorre que a direção do filme parece não entender nada de filmes de ficção-científica ou mesmo de filmes com efeitos especiais, ou ainda, de filmes bons dos anos 70/80. A utilização de efeitos em CG é uma desgraça! O surgimento do monstro ocorre em meio a um festival de luzes que mais se assemelha a uma comemoração de natal, um show pirotécnico qualquer...

Até este ponto, tudo certo, afinal são os novos tempos! Mas quando até as mortes do pessoal da equipe do laboratório começam a ocorrer com uso de efeitos de computador ai não dá mais! Chego a pensar que a turma que faz estes filmes anda com preguiça de trabalhar!

Resumindo: Alien Hunt não é um filme ruim de todo. Tem momentos de tensão que funcionam e um et até legalzinho. Mas se visto à luz dos clássicos, se revela somente mais uma grande decepção.
Ah, tem um ponto curioso: se vc assistiu "2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO", e quer saber como está o ator Keir Dullea hoje em dia, ele também está em Alien Hunt. Tente encontrá-lo por lá e volte aqui para nos contar como foi a experiência.



FICHA TÉCNICA



(Alien Hunter, Estados Unidos, 2003). 92 minutos


Direção: Ron KraussRoteiro: J. S. Cardone, a partir de história de J. S. Cardone e Boaz Davidson

Produção: Scott Einbinder e Carol Kottenbrook

Produção Executiva: Avi Lerner

Fotografia: Darko Suvak

Música: Tim JonesEdição: Amanda I. Kirpaul

Efeitos Especiais: Willie Botha e Brian Wade

Efeitos Visuais: Simeon Asenov


Elenco:


James Spader (Prof. Julian Rome), Janine Eser (Dra. Katherine Brecher), John Lynch (Dr. Michael Straub), Nikolai Binev (Dr. Alexi Gierach), Leslie Stefanson (Nyla Olson), Aimee Graham (Shelly Klein), Stuart Charno (Abell), Carl Lewis (Grisham), Svetla Vasileva (Dacia Petrov), Roy Dotrice (Dr. John Bachman), Bert Emmett (Gordon Osler), Velimer Velev (Alienígena), Anthony Crivello, Kaloian Vodenichrov, George Stanchev, Rufus Dorsev, Woody Schultz, Keir Dullea.

Nenhum comentário: