AVISO

Os textos deste blog podem conter trechos considerados SPOILERS.



ENVIE SUAS RESENHAS DE FILMES E LIVROS DE TERROR, COM IMAGENS, PARA SEREM PUBLICADAS NO IMPERIO DO MEDO.

www.voxmundi80@yahoo.com.br

Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO

<b>Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO</b>
Clique na capa, acima, e adquira já o seu!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES




UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES

An American Werewolf in London


Dois jovens viajando em férias pelo interior da Inglaterra são atacados por um enorme lobo. Um deles morre e o outro é brutalmente ferido. O que ele não sabe é que foi acometido por uma terrível maldição que o transformará em lobisomem nas noites de lua cheia espalhando o horror pelas ruas escuras de Londres.

Primeiro filme de horror do diretor John Landis, que já havia alcançado o sucesso com filmes de comédia (O Clube dos Cafajestes e Os Irmãos Cara-de-Pau). Era esperado uma sátira, mas o que se viu foi tão assustador e original que mudou totalmente a linguagem do lobisomem no cinema. Até então o público estava acostumado com criaturas que mais se aproximavam do homem do que do lobo. Em outras palavras, o lobisomem era apenas um homem extremamente peludo. Alguns filmes até que deixaram a sua marca: A Maldição do Lobisomem ( The Curse of the Werewolf, 1961), por exemplo, apresentava um jovem (Oliver Reed) amaldiçoado pela Lua Cheia e pobremente caracterizado. Então, como um assassino, ele ia deixando um rastro de sangue, e só.
Um Lobisomem Americano em Londres trouxe para as telas efeitos especiais incríveis para a época. Rick Baker foi descrito por Landis como um gênio. Não é exagero. Baker, criador de efeitos de maquiagem desde os dez anos, foi o responsável por várias criaturas do cinema e até contribuiu para o clipe Thriller, de Michael Jackson.


Para o filme Um Lobisomem Americano em Londres, Baker apenas exigiu que o nome dos atores principais fossem apresentados com urgência. Assim que David Naughton e Griffin Dunne assinaram o contrato, o maquiador fez um molde dos rostos dos atores e iniciou o trabalho em seu estúdio. Meses depois, com o início das filmagens, ele já sabia o que iria fazer. O protagonista, David Naughton, disse que o trabalho foi duro, pois tinha que passar horas se maquiando e ainda assim aguentar o calor e os vários dias de filmagem. Landis também era um diretor exigente: queria não só ver unhas e dentes crescendo, mas queria também ver os ossos, principalmente o crânio, sendo transformados diante dos olhos do público.

Inacreditavelmente Baker conseguiu satisfazer o diretor. A seqüência de transformação dura menos de dois minutos na tela, mas levou uma semana para ser feita. Para David Naughton, essa semana deve ter sido dura. O que se viu na tela comprova isso: unhas rasgando a pele, pêlos crescendo, a espinha dorsal se modificando dolorosamente, sua palma se esticando, seu crânio se alterando, juntamente com seus dentes, etc. Enfim, um show digno do Oscar recebido.

O filme foi exibido pela primeira vez no dia 21 de agosto de 1981, nos EUA.- O valor gasto para fazer o filme foi 10 milhões. O filme ganhou 30 milhões em bilheteria. Landis escreveu a história desse filme em 1969, quando tinha apenas 11 anos de idade. O maquiador Baker foi convidado para trabalhar em outro filme sobre lobisomem: O Grito de Horror. John Landis queria que a música Blue Moon fosse tocada por Bob Dylan, mas a religião do músico não permitiu. Nos créditos finais, há a seguinte mensagem: Todos os personagens e eventos do filme são fictícios. Qualquer semelhança com algum acontecimento atual ou pessoa, viva, morta, ou morta-viva é mera coincidência. O diretor John Landis fez uma ponta no filme (não creditada) em que ele é esmagado numa janela.


Veja a incrível transformação em lobisomem
(necessário ter o Real Player)


FICHA TÉCNIA
ANO: 1981
PAÍS: Inglaterra
DURAÇÃO: 1 hora e 37 minutos
DISTRIBUIDORA: Universal Studios
DIREÇÃO: John Landis
ROTEIRO: John Landis
PRODUÇÃO: George Folsey Jr.;Peter Guber (produção executiva); Jon Peters (produção executiva)
MÚSICA: Elmer Bernstein
ELENCO: David Naughton (David Kessler), Jenny Agutter (Alex Price), Griffin Dunne (Jack Goodman); John Woodvine (Dr. Hirsch); Don McKillop (Inspetor Villiers); Frank Oz (Sr. Collins); Michele Brisigotti (Rachel Kessler); Mark Fisher (Max Kessler), Gordon Sterne (Sr. Kessler ); Paula Jacobs (Sra.Kessler);Colin Fernandes (Benjamin); Paul Kember (Sargento McManus)

Nenhum comentário: