
PLANETA TERROR
Utilizando clichês já batidos do gênero e transformando-os em piada, o filme se inicia com um acidente de carregamento do governo, que acaba transformando a população da cidade em zumbis. Mas o que diferencia este dos outros filmes é o eclético grupo de rebeldes sobreviventes: o xerife da cidade, babás gêmeas, um latino, e, é claro, a famosa stripper com um calibre .45 no lugar de uma das pernas.

'Planeta Terror' surpreende ao final, e vale a pena cada segundo de filme. Mas vai difícil não soltar, em diversas cenas, o famoso "Que Nojo".
"Grindhouse é um termo utilizado nos Estados Unidos para designar salas de cinemas onde, nos anos 60s e 70s, eram exibidas produções de baixo orçamento, os também chamados “filmes B”, notáveis por cenas de violência e sexo. Geralmente aconteciam sessões duplas ou triplas, para os quais o espectador pagava apenas o valor de um ingresso.

O diretor Quentin Tarantino (Pulp Fiction e Kill Bill), fã confesso desse tipo de cinema, era assíduo freqüentador de grindhouses. Nasceu daí a idéia de realizar um trabalho em conjunto com seu amigo, o também diretor Robert Rodriguez (Um Drink no Inferno e Sin City). Produziram então dois filmes (À Prova de Morte e Planeta Terror), conjuntamente batizados de Grindhouse, que estrearam em abril passado. Embora tenham sido exibidos nos Estados Unidos em sessão dupla, separados por trailers fictícios, os filmes foram desmembrados e reeditados para o lançamento no resto do mundo, o que quebrou totalmente o impacto inicial do projeto.

Numa cidade interiorana do Texas, parte da população é infectada por um gás tóxico utilizado pelo exército dos Estados Unidos no Oriente Médio. O acidente faz com que seus corpos sejam cobertos por feridas pustulentas. Não são propriamente zumbis, já que não são "desmortos", mas passam a carregar um olhar vago e a se alimentar de carne humana.
Cherry Darling (Rose McGowan, de Pânico) uma desiludida go-go-girl, tem parte de sua perna arrancada por um desses seres. Com a ajuda do ex-namorado El Wray (Freddy Rodriguez, da série televisiva A Sete Palmos), que lhe adapta uma metralhadora como prótese, Cherry liderará um grupo de sobreviventes contra a horda de lacerados. Sobre esse fato, a atriz teria se perguntado ao ler o roteiro do filme: “como é que alguém pode imaginar em criar um personagem com uma metralhadora no lugar da perna?”.
Aceitou prontamente o papel.

Luiz Pires
Ficha Técnica
Planeta Terror (Planet Terror – EUA – 2007 – 97 min)
Direção e roteiro: Robert Rodriguez
Música: Graeme Revell e Carl Thiel
Estúdio: Estúdio Rodriguez International Pictures/Troublemaker Studios
Distribuição: Europa Filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário