AVISO

Os textos deste blog podem conter trechos considerados SPOILERS.



ENVIE SUAS RESENHAS DE FILMES E LIVROS DE TERROR, COM IMAGENS, PARA SEREM PUBLICADAS NO IMPERIO DO MEDO.

www.voxmundi80@yahoo.com.br

Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO

<b>Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO</b>
Clique na capa, acima, e adquira já o seu!

sábado, 28 de junho de 2008

CORAÇÃO SATÃNICO



CORAÇÃO SATÂNICO

(Angel Heart)




Em "O Expresso da Meia-Noite", Alan Parker já se mostrava um cineasta que visitaria constantemente o íntimo humano em seus filmes. Mesmo tendo feito um musical ("Fama") logo depois, Alan indicava que a alma e o espírito brutal do ser humano seriam levados à tona num futuro próximo. E isso veio ao público, e de forma impressionante, em 1987, quando Alan Parker entregou o ótimo "Angel Heart".




Roteirizado pelo próprio Parker em adaptação do livro de William Hjortsberg, Coração Satânico é uma incursão ao macabro humano como poucas vistas no cinema. O roteiro é muito bom e tem uma trama bem elaborada que consegue surpreender sem enrolar o espectador. Alan Parker ainda arranca ótimas atuações do elenco, em especial de Mickey Rourke, em seu melhor momento no cinema. Quanto a Robert DeNiro, todo mundo já sabe que ele é um excelente ator, e em Angel Heart poucas cenas são necessárias para comprovar isso. Muita gente acha que este é um dos trabalhos mais fracos de Robert DeNiro. Se compararmos a atuação dele com a atuação visceral de Rourke, isso até faz sentido porque, de fato, Mickey Rourke está brilhante, mas no contexto geral da obra a atuação de DeNiro ainda é acima da média.




Coração Satânico é ambientando na Nova York da década de 50. Harry Angel (MickeyRourke) é um detetive particular que aceita, de um misterioso cliente, a missão de encontrar Johnny Favorite, um cantor de jazz desaparecido. Durante a busca, as pessoas que ele contata são assassinadas de modo estranho, levantando a suspeita de que há alguma ligação com rituais satânicos.


Mas a obra de Alan Parker não é somente apoiada num roteiro consistente e um elenco em ótima sincronia. Coração Satânico é um filme com cenas fortes e, para alguns, ofensivas. Há uma cena realmente muito pesada de Candoblé, e essa cena irritou muita gente. Mas deixando de lado os atritos dessa obra polêmica, a inspeção a obra em que o longa é baseado foi muito bem feita, e Parker a resumiu de forma curta e grossa em um ótimo suspense salpicado de um terror diabólico. A metáfora com o nome do personagem de DeNiro é brilhante.




Outro detalhe que impressiona é o aspecto técnico do longa-metragem. A remontagem de época é muito competente e, subsequentemente, a fotografia beneficiasse disso. Aí é que entra outra parte interessante da produção. Parker revisitou um estilo que foi marcado com obras como "Relíquia Macabra", "O Falcão Maltês" e "Pacto de Sangue", esse estilo (considerado por muitos um gênero propriamente dito) chama-se noir. Ainda com uma trilha característica do gênero, Coração Satânico é um noir em cores.





FICHA TÉCNICA



Coração Satânico



Ano: 1987



País: EUA



Duração: 112 minutos
Distribuidora: Flashstar
Direção: Alan Parker



Roteiro: Alan Parker



Baseado em livro de William Hjortsberg



Elenco: Mickey Rourke; Robert De Niro; Lisa Bonet; Charlotte Rampling; Stocker Fontelieu; Brownie McGhee; Michael Higgins; Charles Gordone; Kathleen Wilhoite; Pruitt Taylor Vince


Por Pedro Henrique (http://tudoecritica.blogspot.com)



Nenhum comentário: