AVISO

Os textos deste blog podem conter trechos considerados SPOILERS.



ENVIE SUAS RESENHAS DE FILMES E LIVROS DE TERROR, COM IMAGENS, PARA SEREM PUBLICADAS NO IMPERIO DO MEDO.

www.voxmundi80@yahoo.com.br

Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO

<b>Henry Evaristo lança seu primeiro livro: UM SALTO NA ESCURIDÃO</b>
Clique na capa, acima, e adquira já o seu!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

COLAPSO NO ÁRTICO



Larry Fessenden é um diretor que adora fazer filmes sobre uma lenda muito comum entre os índios das tribos norte-americanas. O Vendigo é uma entidade sobrenatural das florestas que age contra aqueles que maltratam a natureza. Seus efeitos são devastadores! Quando ataca, ele devora os indivíduos e faz com que os sobreviventes desenvolvam apetites canibais. Um outro filmes que trabalha bem este tema é MORTOS DE FOME que será comentado aqui futuramente.







O escritor Stephen King também já trabalhou esta lenda horripilante em seu livro clássico "O CEMITÉRIO".





Em COLÁPSO NO ÁRTICO, Fessenden cria uma obra que serve como uma espécia de link, ou ressonância, para outra obra sua do ano de 2001, o filme WENDIGO - um pequeno clássico da atualidade!



"O gelo e a proximidade de um local em relação aos hemisférios extremos da Terra (Sul ou Norte), já inspirou muitos roteiristas e diretores a criarem histórias onde os protagonistas sofrem - ou pelo menos acreditam sofrer - dos efeitos que a temperatura, luminosidade e rotação causam no homem. Em alguns casos, apenas a paisagem alva das locações deixa os acontecimentos do filme muito mais emocionantes e penetrantes. Como exemplos, temos o bom thriller Insônia (Chris Nolan, 2002) passando-se no Alaska; o genial Fargo (Joel Coen, 1996) no gélido Estado de North Dakota-EUA; e o assustador O Enigma do Outro Mundo (John Carpenter, 1982), na isolada Antártida.

Colapso no Ártico, do diretor Larry Fessenden tem as nuances do filme de Carpenter, porém utilizando um tema em voga que está se tornando clichê ultimamente: o Aquecimento Global. O filme é uma mescla de dados concretos científicos com o toque de terror oriundo da criatividade de Fessenden.

Tudo começa quando uma equipe de pesquisadores que trabalham para uma empresa de exploração de petróleo começam a ter estranhos comportamentos devido ao isolamento, à trabalhos pesados e supostos espíritos da natureza que estariam se rebelando contra a prática de exploração do líquido negro - e seu consequente mau-trato à natureza, ocasionando o aumento da temperatura -, que é nada mais do que matéria orgânica de animais e plantas que viveram há milhões de anos. Todos querem fugir dali, inclusive o herói do longa, James (James LeGroff, Zodíaco), que descobre elevados aumentos de temperatura e abalos na densidade da estrutura do gelo, mas as forças ocultas estão agindo contra.


O visual do filme, amparado pelas tomadas aéreas em abundância, pincelando o gelo ártico é lindíssimo. O grandalhão Ron Perlman encarna o engenheiro "bronco" Ed Pollack, que não acredita em mistérios sobrenaturais e tenta a qualquer custo encorajar seus colegas a não deixar a base, por conta dos eventos bizarros que se sucedem.




Não fosse o inevitável toque final de terror B que o roteiro demanda, o filme poderia ser um bom suspense, já que fotografia e edição são muito boas e Fessenden soube usar esses recursos com competência. Um filme gelado que vale a pena ser conferido sem precisar botar a cerveja no freezer."


Rogério do blog CINEMA EM CASA (http://www.cinemaemcasa.blogspot.com/)


FICHA TÉCNICA
ANO DE LANÇAMENTO
2006 (EUA)
DIRETOR
Larry Fessenden
ELENCO
Ron PerlmanJames LeGrosConnie Britton Kevin CorriganJamie Harrold Pato HoffmannZach Gilford
ROTEIRO
Larry FessendenRobert Leaver
PRODUÇÃO
Larry FessendenJeffrey Levy-Hinte
EDIÇÃO
Larry Fessenden
LANÇAMENTO NO BRASIL:
13 de novembro de 2007 (DVD)
DISTRIBUIDORA:
Imagem Filmes

Nenhum comentário: