O EXORCISMO DE EMILY ROSE
Algumas pessoas podem se desanimar ao entrar no cinema com o intuito de assistir a mais um filme de terror. 'O Exorcismo de Emily Rose' é um suspense psicológico, assusta, espanta, mas em nenhum momento ele se mostra como mais um terror explícito. E é baseando-se nesse diferencial que o filme é ótimo e inovador.
Inspirado em história real, o filme conta o drama vivido por uma jovem de 19 anos possuída pelo demônio em um dos raros casos do tipo reconhecido oficialmente pela Igreja. No filme, a protagonista Laura Linney interpreta o papel de uma advogada que defende um padre (Tom Wilkinson) acusado por uma sessão de exorcismo realizada em uma adolescente chamada Emily Rose que, segundo ele, havia sido possuída pelo demônio.
Assim como em 'O Exorcista', fica à critério do espectador acreditar ou não que a garota foi realmente possuída pelo demônio, já que o diretor enfoca os dois lados da história: O caso da garota foi à justiça porque o padre Richard Moore é acusado de matá-la durante o exorcismo, enquanto o promotor diz que a garota tinha epilepsia psicótica. Em qual lado você acredita?
Ao longo da projeção somos apresentados aos rituais, à provas concretas e inconcretas, e a reviravoltas na trama, todas bem amarradas e bastante interessantes. Laura Linney consegue uma ótima interpretação, mesmo que seu personagem também esteja confuso em relação aos fatos.
'O Exorcismo de Emily Rose' é um ótimo suspense psicológico, que foge das regras hollywoodianas de filmes de terror, ao apresentar um roteiro distinto e inteligente.
(The Exorcism of Emily Rose , EUA, 2005).
Duração: 119 minutos.
Direção: Scott Derrickson
Roteiro: Scott Derrickson; Paul Harris Boardman
Produção: Beau Flynn; Paul Harris Boardman; Gary Lucchesi; Tom Rosenberg; Tripp Vinson
Produção Executiva: Clint Culpepper; Andre Lamal; David McIlvain; Julie Silverman
Música: Christopher Young
Fotografia: Tom Stern
Edição: Jeff Betancourt
Desenho de Produção: David Brisbin
Direção de Arte: Sandi Tanaka
Maquiagem: Gitte Axen; Mary Kim; Jim Knell; Keith VanderLaan
Figurino: Tish Monaghan
Elenco: Laura Linney (Erin Bruner); Tom Wilkinson (Padre Moore); Campbell Scott (Ethan Thomas); Jennifer Carpenter (Emily Rose); Colm Feore (Karl Gunderson); Joshua Close (Jason); Kenneth Welsh (Dr. Mueller); Duncan Fraser (Dr. Cartwright); JR Bourne (Ray); Mary Beth Hurt (Juiz Brewster); Henry Czerny (Dr. Briggs); Shohreh Aghdashloo (Dr. Adani); Steve Archer; Arlene Belcastro; David Berner; David Berner (Dr. Vogel); Julian Christopher; George Gordon; Iris Graham; Taylor Hill